Dicas para abrir padaria

Como abrir uma padaria: Dicas de sucesso

Como abrir uma padaria: É preciso bastante cuidado na hora de escolher este segmento. Pode se tornar um negócio lucrativo se feito de forma planejada e com bastante dedicação. Com isso, se você chegou até aqui,  deve estar pensando em abrir a sua padaria.

Não é mesmo?

Mas, por onde começar? Quais investimentos fazer? O que é preciso para abrir uma padaria?  Calma, empreendedor! Vamos por partes.

Antes de tudo é preciso planejar.  Então, se você tem dúvidas quanto ao melhor formato para a sua padaria, é possível contar com a assessoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. (Leia aqui). 

Veja abaixo dicas de sucesso para o pontapé inicial na abertura da sua padaria. 

1. Localização ideal 

A localização é um dos pontos fundamentais a se pensar. Se for uma região que já tem muitas ofertas de padaria, qual será o diferencial da sua? Se for uma região com pouca circulação e difícil acesso, será que é o local ideal? Analise com bastante cuidado, pois para abrir uma padaria exige-se um investimento considerável a se fazer. 

2. Como montar sua padaria: Qual o seu público-alvo? 

A partir da localização escolhida, o perfil da sua padaria deve estar de acordo com o público-alvo ou persona ideal.

O seu público tem que tipo de poder aquisitivo? É uma região nobre da sua cidade?

Também questione: Há padaria que competiria com a sua? Todas estas questões refletem no valor do investimento que você vai fazer para montar o seu negócio. Até mesmo ser algo a se considerar na precificação dos seus produtos quando a padaria estiver aberta. Tem dúvidas sobre o seu público-alvo? Leia este artigo:

Público-alvo: o que é e como dialogar com quem você precisa!

3. Qual o segmento da sua padaria? 

Após definir a localização da sua padaria, o seu público-alvo, o segmento da sua padaria (de luxo, popular, de bairro) é o seu toque pessoal. Também tem que ser coerente com a região que você está estudando para ter seu empreendimento. 

4. Equipamentos para panificação de qualidade 

A cozinha da sua padaria é o ‘coração’ do seu negócio, pois é a partir dela que praticamente muito do que você vai vender será produzido. Então, invista em equipamentos para panificação de qualidade. A Nova Fornos pode te ajudar! Vários empreendedores foram auxiliados ao adquirir os melhores equipamentos de padaria do mercado. Leia também: 

Equipamentos para padaria: 7 essenciais para seu negócio

5. Defina o mix de produtos 


Agora que você já começou a estruturar a sua padaria. Pense. Quais serão os produtos da sua padaria? Os seus equipamentos são apropriados para fazer o tão famoso pão francês, pão de queijo e outros produtos?

Além de saber quais os produtos, também leve em conta quais são os custos de ingredientes, média dos gastos com  energia elétrica, quantas pessoas trabalharão na sua equipe? 

Portanto, estes detalhes interferem tanto no seu lucro quanto no preço final que chegará ao seu cliente. 

6. Quanto custa abrir uma padaria?


Muitos empreendedores têm esta dúvida: Afinal, quanto custa abrir uma padaria? Em média, você irá gastar de R$30 mil a R$100 mil.

Atenção, esta é apenas uma estimativa. Ela tem que estar de acordo com a região que você abrirá sua padaria (o custo do imóvel que você vai comprar ou alugar), o seu maquinário de panificação, quantos funcionários você terá?

Contudo, é preciso também pensar nos investimentos iniciais como nos ingredientes, na identidade visual do seu espaço, embalagens dos produtos, vitrines, balcão, tecnologia (caixa e emissão de nota fiscal). 

Então, faça o seu planejamento financeiro e lembre-se como qualquer negócio não misture suas contas. Separe as contas de Pessoa Física (CPF) da Pessoa Jurídica (CNPJ). 

7. Planejamento financeiro e levantamento de custos 

No tópico anterior, apontamos uma média de quanto custa abrir uma padaria. Entretanto, todo empreendedor sabe que antes de vir o lucro é preciso investir para desenvolver o negócio. 

Com isso, ter o planejamento financeiro no papel ajuda a tomar decisões mais certeiras e organizar o seu negócio. 

Também, além do maquinário, é importante fazer o levantamento de custos de itens básicos, conforme a configuração que você definiu para sua padaria: como sacola, mesa, balcão. Quais serão os seus fornecedores? Quais serão os meus gastos mensais? Aluguel, frios, ingredientes?

Assim, quanto mais você se organizar, menos será pego de surpresa por algum gasto inesperado e urgente. Como, por exemplo, você está reformando o espaço e estourou um cano. E agora? De onde tirar o dinheiro para o conserto? É importante ter tanto o capital de giro quanto reserva para emergências. Nem todo o seu lucro, você deve embolsar para não correr o risco de falência ou ficar sem caixa para novas melhorias na padaria. 

8. Escolha com cuidado sua equipe

Pense na seleção da sua equipe com cuidado, principalmente, no padeiro. Ele tem experiência? Fez cursos específicos de panificação ou confeitaria? O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai é um dos que oferece o curso técnico em panificação. Saiba mais aqui. Conheça os cursos e faça testes antes de contratar um padeiro. 

Além do mais, outros cuidados a se pensar são: a sua equipe de atendimento é acolhedora? Como funcionará o seu atendimento? Você já tem a sua equipe de confiança ou contratará? 

Você terá um salão para atendimento dos clientes que consomem no local?  Quantos atendentes terá? Quem ficará no caixa? Afinal de contas, bom atendimento, organização e produtos deliciosos fazem toda a diferença. Pense com atenção nestes questionamentos. 

9. Documentação para abrir sua padaria 

Como abrir padaria: Você já tem o capital ou pelo menos já se informou sobre linhas de crédito. Entretanto, não deixe a documentação para regularizar sua padaria por último. Entendemos, às vezes, a burocracia é cansativa, mas acredite se antecipar pode evitar muitos transtornos. 

Confira alguns dos documentos mais solicitados (Atenção: É importante consultar os órgãos locais, tais como, prefeitura do seu município ou cidade, pois pode haver outros documentos): 

  • CNPJ: o registro que sua empresa existe. Atenção ao enquadramento. O mais comum é o empresário se registrar no Simples Nacional. 
    Entretanto, existem outras modalidades de enquadramento.

    Leia também: 
    Passos essenciais para abertura de uma microempresa

  • Registro de compra de alimento: Este documento, geralmente é obtido junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Leia mais aqui.

  • Cópia Autenticada RG e CPF.

  • Folha espelho do IRPF. Disponível o acesso no site da Receita Federal.

  • IPTU do imóvel.

  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

  • Alvará de funcionamento: Deve estar visível aos clientes na sua padaria. 

  • Outros documentos específicos da sua cidade ou município. 

Gostou das dicas? Acompanhe o blog e saiba muito mais sobre o mundo da panificação. 

Open chat
Peça agora um orçamento!